Que Mensagem Sua Vida Tem Transmitido ao Mundo?

Que Mensagem Sua Vida Tem Transmitido ao Mundo?

Que mensagem sua vida tem transmitido ao mundo?
Efésios 4.17-32 e 5.1-18

QUEBRA-GELO

Compartilhe uma experiência em que você enviou uma mensagem, porém encaminhou para a pessoa errada? Qual foi a reação dela? Como você reagiu quando viu o que havia feito?

MENSAGEM (destaque pontos que traga a memória o foco da mensagem e faça os integrantes da célula a participarem deste momento)

O modo que os incrédulos se comportam não deve ser o mesmo modo dos cristãos. Enquanto os incrédulos andam segundo a vaidade da mente (pensamentos), os cristãos precisam renovar-se quanto ao seu entendimento ( Ef 4.23)

O diabo tem investido contra os valores do Reino e somente a Palavra de Deus tem poder para quebrar tudo aquilo que foge a esses padrões.

“Revestindo-nos do novo homem” (4.17-24). Os cristãos têm que caminhar segundo “a verdade em Cristo”, como a receberam da Bíblia (4.17-21). O cristão “despe” a velha vida e “veste” uma nova (4.22-24).

Paulo nos incentiva a sermos.

“Imitadores de Deus” (4. 25 – 5. 2). O diabo quer nos incentivar a satisfazermos as nossas vontades, mas quando nos arrependemos verdadeiramente, deixamos de praticar o que é errado e mudamos o nosso comportamento, abrimos mão do que é errado para dar lugar ao que é certo, substituímos a mentira pela verdade (4.25) a ira dá espaço à reconciliação e não à vingança. (4.26-27). Paramos de furtar, começamos a trabalhar para dar aos outros (4.28). Ao invés de usar linguagem obscena, falamos o que edifica e transmite a vida de Deus (4.29). Deixamos o que é mal e entristecem o Espírito Santo, agimos com compaixão e perdão, como Deus mesmo faz (4.30-32). Deixamos de andar como filhos das trevas e passamos a andar como filhos da luz, observando e imitando nosso Pai e nos entregando como Cristo o fez (5.1-2).

“Provando sempre…” (5.3-14). Para imitar a Deus, temos que ser puros, pois Ele é puro. Os Filhos de Deus que não aprendem a deixar a impureza para praticar a justiça são desobedientes e não terão nenhuma herança no reino Dele (5.3-6).

Os verdadeiros filhos de Deus não participam mais das obras da desobediência e das trevas, pois andam como filhos da luz no Senhor (5.7-8). Andando como filhos da luz, “provando sempre o que é agradável ao Senhor” (5.10)… Se seguirmos a nossa própria vontade e fizermos o que achamos agradável ao Senhor, não estaremos andando como filhos da luz. Se quisermos agradar ao Senhor, temos que fazer o que Ele revelou em Sua Palavra colocando-a em prática, e assim a luz de Cristo brilhará em nós, para assim despertarmos aqueles que estão na escuridão do pecado (5.11-14).

“Vede como andais” (5.15-18). Uma vez que sabemos o que agrada ao Senhor, devemos andar de acordo com esse entendimento, utilizando bem o nosso tempo (5.15-16). Muitos gastam tempo e energia fazendo obras que Deus não autorizou, ao invés de compreender e praticar a vontade dele (5.17) e investimos nosso tempo em “servir ao Senhor” de acordo com os nossos planos e não segundo a vontade Dele.

Devemos deixar as coisas carnais, que se dissolvem, e nos encher com o Espírito, que é eterno (5.18).

Dentro dos ensinamentos que vimos em Efésios, há duas coisas a serem entendidas.

1ª Precisamos ser um povo que tem as marcas da cruz.

Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo. (Gálatas 6.14)

Precisamos ser indigestos para o mundo, assim como Paulo foi. E isso só aconteceu porque ele tinha as marcas da cruz em sua vida.

A cruz afetou seu relacionamento com o mundo? Que diferença ela fez na sua vida? Qual é a diferença entre a sua vida hoje e a sua vida antes de se entregar ao Senhor?

2ª Precisamos ser cartas de Cristo.

Paulo diz na epístola de II Coríntios 3. 2-3 que somos ‘cartas de Cristo’. Somos testemunhas da graça do Senhor e vivemos agora uma nova vida. Por isso, devemos nos caracterizar pelas mudanças que ocorreram nela.

Nós cristão devemos ser extremamente zelosos afim de que as nossas vidas não se tornem manchadas e sujas; pois, muitas vezes, as manchas ficam mais evidentes que as virtudes.

O mundo precisa conhecer o Deus que nos salvou e libertou, ele deve conseguir ler o evangelho que nós carregamos e ver em cada passo, a expressão da palavra que sai de nossos lábios ao Senhor Jesus.

Aquilo que Deus deseja comunicar às pessoas com as quais nos relacionamos precisa estar escrito em nós e deve ser visto em nossas vidas.

Se somos cartas de Cristo, então, que mensagem temos passado no nosso trabalho, na faculdade, entre os nossos familiares e amigos…?

A mensagem de Cristo precisa ser vivida e pregada todos os dias.

UNS AOS OUTROS

1. Que mensagem sua vida tem transmitido as pessoas que estão ao seu redor?

2. O que você acha que deve melhorar?

Compartilhar

Mensagens Recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *