Construindo o Seu Futuro

Construindo o Seu Futuro

A nossa vida é uma construção. Os anos passam e tudo se transforma, seja para o bem ou para o mal. Certamente a vida que temos hoje terá passado por mudanças inimagináveis e estará muito diferente do que pensávamos a princípio.

Todas as mudanças que experimentamos em nossas vidas relacionam-se de alguma forma às escolhas que fizemos em determinado momento. As pessoas com as quais convivemos, os ambientes que frequentamos, e, acima de tudo, as bases e o respaldo que temos para as nossas decisões, definem os alicerces que suportarão o nosso futuro. Dessa forma, podemos dizer que o modo pelo qual orientamos as escolhas de hoje, determinam o nosso amanhã. 

O livro de Jeremias 29:11 nos diz: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” 

É certo que Deus tem planos incríveis para nossas vidas, mas existem decisões que dirão se os planos que Ele tem para nós serão, de fato, uma realidade ou não. Decisões precipitadas, ambientes, escolhas que não se baseiam na Palavra de Deus podem ser fatais e gerar resultados inesperados. Sabemos que Deus perdoa todos os nossos pecados e os esquece, mas as consequências deles permanecem.

TEXTO BASE: Salmo 81.10-16 

Este Salmo revela que Israel fechou os ouvidos para a voz de Deus: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito; abre bem a tua boca, e ta encherei. Mas o meu povo não quis ouvir a minha voz, e Israel não me quis. 

Portanto eu os entreguei aos desejos dos seus corações, e andaram nos seus próprios conselhos. Oh! se o meu povo me tivesse ouvido! se Israel andasse nos meus caminhos! Em breve abateria os seus inimigos, e viraria a minha mão contra os seus adversários. Os que odeiam ao Senhor ter-se-lhe-iam sujeitado, e o seu tempo seria eterno. E o sustentaria com o trigo mais fino, e o fartaria com o mel saído da rocha.” 

Assim, se ignorarmos a voz de Deus, não viveremos em plenitude os planos que Deus tem para nós. Quem nós somos hoje nada mais é do que fruto de decisões tomadas no passado, sendo elas voluntárias ou não. Vivências de abandono, abusos, violência, maldições podem ser determinantes em nossas vidas e podem afetar nossas escolhas, mas Deus, Todo Poderoso, tem o poder de transformá-las em nosso favor. Independente, portanto, das marcas que carregamos, nosso futuro pode ser diferente em Jesus Cristo, nosso Salvador. 

Dentro da perspectiva de construir o futuro, a obediência à palavra de Deus é a única ação que pode garantir que os planos Dele se cumpram. Essa obediência vem somente pela fé. Crer na Palavra e segui-la sem duvidar. 

O homem nasce com uma inclinação à desobediência: Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe”, Salmos 51:5. Obedecer, como vemos aqui, não é inato. Se lembrarmos de quando erámos crianças, certamente nos virá a memória que a obediência estava sempre condicionada ao medo da correção, do sofrimento, da dor… Percebemos que, por menos nobre que seja a motivação, obedecer sempre será uma questão de escolha. Essa escolha pode ser em razão das consequências simplesmente ou pode elucidar que, muito além de ‘por importar-se com os resultados’, podemos escolher obedecer por amor. “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” João 14:01 

Temos que contrariar o sentimento que há dentro de nós e insiste em questionar o caráter de Deus. Se a palavra nos disser que temos que perdoar 70 x 7, essa será a melhor escolha sempre, independente de nos parecer injusto ou não. 

Temos que buscar a fé de Abraão, que foi obediente a ponto de deixar a sua parentela e entregar o seu único filho, Isaque: “Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.” Genesis 26:5. 

A obediência gera bênção e nela se constrói um futuro poderoso, o futuro que Deus tem para nós. Tudo o que precisamos saber já está escrito. O que importa, portanto, é como orientaremos as nossas escolhas a partir do conhecimento da Palavra de Deus. Nela estão todas as respostas, portanto: “Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos pros¬perarão e você será bem-sucedido.” Josué 1:8. 

É a Palavra de Deus que tem o poder para conduzir, mudar, restaurar vidas e é nela que encontramos todas as respostas para tomar as melhores decisões, fazer as escolhas mais acertadas e chegar ao futuro que Deus sonhou para cada um de nós.

LEANDRO MENEZES, pr. 

Comunidade da Graça em Itaquera

Compartilhar

Mensagens Recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *